sábado, 27 de junho de 2015

I AMOSTRA INTERDISCIPLINAR DA ESCOLA CE HENRIQUE DE LA ROQUE

TEMA: FONTES DE ENERGIA E OS POSSÍVEIS IMPACTOS AMBIENTAIS
A escola CE Henrique de La Roque realizou com muito sucesso no dia 25/06 a sua I Amostra Interdisciplinar; o evento que inicio as 16hs e terminou as 23hs, contou com a participação de todos os alunos e professores da escola. Houve apresentação de vários projetos voltados para a utilização de "energia limpa", com a preocupação em proteger os recursos naturais  e  o meio ambiente de possíveis impactos.
  
Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira no Curso de Formação do Pacto do Ensino Médio, o Gestor Auxiliar professor Gilvan Alves Pereira e a Coordenadora Pedagógica da escola CE Henrique de La Roque, professora Maria Luíza Almeida, adiantaram que a escola vai se planejar para realizar no segundo semestre, ainda deste ano, sua 1ª Feira de Ciências. 

Veja abaixo a programação do evento na íntegra:

APRESENTAÇÃO
As fontes de energia são recursos da natureza ou artificiais utilizados pela sociedade para a produção de algum tipo de energia, com o objetivo de propiciar o deslocamento de veículos, gerar calor ou produzir eletricidade para os mais diversos fins.
Trata-se de um assunto extremamente estratégico no contexto geopolítico global, pois o desenvolvimento dos países depende de uma infraestrutura energética capaz de suprir as demandas de sua população e de suas atividades econômicas. As fontes de energia constituem-se também como uma questão ambiental, pois, a depender das formas de utilização dos diferentes recursos energéticos, graves impactos sobre a natureza podem ser ocasionados.
Cada tipo de energia apresenta suas vantagens e desvantagens, de forma que não há nenhuma fonte que se apresente, no momento, como absoluta sobre as demais em termos de viabilidade. Algumas são baratas e abundantes, mas geram graves impactos ambientais; outras são limpas e sustentáveis, mas inviáveis financeiramente.
O mais aconselhável é que, nos diferentes territórios, exista uma grande diversidade nas matrizes energéticas para atenuar os seus respectivos problemas, o que não acontece no Brasil e em boa parte dos demais países.
O presente projeto, dentro de uma abordagem interdisciplinar dos conteúdos propõe o estudo das diferentes fontes de energia utilizadas atualmente no mundo e seus possíveis impactos ambientais.

OBJETIVOS
Conhecer as características dos principais tipos de energia utilizados atualmente no mundo, como o petróleo, o gás natural, o carvão mineral e a energia elétrica ( hidrelétricas, termelétricas e termonucleares);
Conhecer as vantagens e desvantagens, em relação ao impacto social e ambiental, de cada forma de obtenção de energia elétrica.
CRONOGRAMA
1ª série “A” - Transformações químicas (vulcões)
- Energia eólica.
1ª série “B” – Fontes de energia através da queima de combustíveis.
1ª série “D” – Vantagens e desvantagens da energia nuclear.
1ª série “C” – Energia termoelétrica
- Energia hidroelétrica/ tratamento e reaproveitamento de água.
- Desperdício, falta de água e energia hidráulica.
- Paródia – Poluição da água.
1ª série “E” – Tecnologias de processo
-Turma Meio Ambiente – Tecnologias de Processo.
2ª série “B” – Transformações químicas. (Produção de gás Hélio, CO2.)
2ª série “A” – Energia hidroelétrica.
- Poluição das Águas.
I etapa EJA “A” – Poema – A importância da água para o planeta.
II etapa EJA – Energia renovável ( bagaço de cana).
2ª série “C” – Fontes de energias renováveis – eólica, solar, hidrelétrica e impactos ambientais.
3ª série “B” – Poema – Poluição das águas.
3ª série “A” – Combustíveis fósseis e seus impactos ambientais.
3ª série “B” – Reaproveitamento das águas e usinas hidroelétricas.
- Paródia – Poluição das águas.
Momento cultural: Apresentação de quadrilha

A interdisciplinaridade permite compreender, entender as partes de ligação entre as diferentes áreas de conhecimento, unindo-se para transpor algo inovador, abrir sabedorias, resgatar possibilidades e ultrapassar o pensar fragmentado. É a busca constante de investigação, na tentativa de superação do saber. 
CENTRO DE ENSINO HENRIQUE DE LÁ ROQUE ENSINO MÉDIO

ORGANIZAÇÃO PROFESSORES ORIENTADORES:
1ª SÉRIE “A”: Reginaldo Alves e Júnior
1ª SÉRIE “B”: João de Deus e Ister
1ª SÉRIE “C”: Alinne, Lindinalva e Ronilson
1ª SÉRIE “D”: Alberto, Jorleandro e Luciene
1ª SÉRIE “E”:Ronilson
I ETAPA EJA “A”: Zélia Maria e Júnior
I ETAPA EJA “B”: Dalracy e José Lopes
2ª SÉRIE “A”: Aparecida e Rogério
2ª SÉRIE “B”: Roberto e Manoel Francinaldo
2ª SÉRIE “C”: Consola e Sebastiana
II ETAPA EJA: Antonio Alves e Francilene 
3ª SÉRIE “A”: Carleane
3ª SÉRIE “B”: Alinne e Jorleandro
GESTORES
COORDENAÇÃO
TÉCNICOS DA SECRETARIA

PARTICIPAÇÃO:
Alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente




















































































Nenhum comentário: