domingo, 27 de novembro de 2022

22/11/2022 - Equipe Diretiva da Escola Estadual “CE HENRIQUE DE LA ROQUE” mobiliza comunidade escolar para eleição do Colegiado Escolar

 A eleição do Colegiado Escolar objetiva a participação de diversos segmentos da escola nas decisões no âmbito administrativo, político-pedagógico e financeiro da unidade de ensino. O processo está previsto para esta terça-feira 29 de novembro, e definirá os membros para o biênio 2022/2024

O colegiado escolar do CE Henrique de La Roque é um conselho formado pelo gestor, professores, estudantes, pais, mães ou responsáveis pelos estudantes, que são eleitos por meio de eleição direta e secreta envolvendo todas as pessoas da escola. O colegiado tem mandato de dois anos e se reúnem mensalmente para colaborar com a melhoria da escola.

Isto significa que o colegiado pode discutir o processo e os resultados da aprendizagem obtida pelos estudantes, aconselhar ou apoiar a equipe gestora nas questões pedagógicas e administrativo-financeiras, acompanhar e avaliar as ações e projetos desenvolvidos pela escola, além de ser essencial na mobilização, principalmente, de outros estudantes e das famílias para assumir a educação como um bem familiar e social.

Quando o colegiado participa efetivamente da gestão escolar amplia-se o diálogo com a comunidade, combate-se as práticas autoritárias, cria-se variadas oportunidades de fortalecer o vínculo e integração entre a escola, a sociedade e o território, convergindo para a contextualização de um currículo escolar focado no sucesso do estudante como cidadão.

Funções do colegiado escolar

Deliberativa - o colegiado pode elaborar, aprovar e/ou tomar decisões relativas às ações pedagógicas e administrativas, incluindo o gerenciamento dos recursos públicos destinados à Unidade Escolar.

Consultiva - o colegiado pode assessorar a gestão da Unidade Escolar, opinando sobre as ações pedagógicas, administrativas e financeiras exercidas pela direção.

Avaliativa - o colegiado pode realizar diagnóstico, avaliar e fiscalizar o cumprimento das ações desenvolvidas pela Unidade Escolar.

Mobilizadora - o colegiado pode apoiar, promover e estimular a comunidade escolar e local em busca da melhoria da qualidade do ensino e do acesso à escola.

Ações prioritárias:

1. O acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico da Escola, do Plano de Gestão e do Regimento Escolar.

2. O monitoramento e parceria com o corpo docente e equipe gestora para cumprimento do Calendário Escolar.

3. A participação no planejamento, análise e aplicação dos recursos financeiros.

4. A articulação com a equipe gestora, incentivando o desenvolvimento de ações para a integração entre a escola, a comunidade e o território.

Candidatos ao cargo de membro do Colegiado Escolar

Segmento Aluno (titular - suplente)

Chapa 1/Ruan Santos da Silva (titular) - Thalisson Ruanon Silva Alves (suplente)

Chapa 2/Nicole Silva Sousa (titular) - Adryel Silva Sousa (suplente)

Chapa 3/Eduarda Alves Reis (titular) - Julia Lima do Vele (suplente).


Segmento Professores (titular - suplente)

Chapa Única:/Ronilson Lima Serra (titular) - Sebastiana de Oliveira Silva Sousa (suplente).

Segmento Pais ou Responsáveis (titular - suplente)

Chapa 1/Cleudineia Maria de Sousa Silva (titular) - Rosa da Conceição Silva Leal (suplente),

 Chapa 2/Antônio Fernandes de Sousa (titular) - Leilane Alves Muniz Moura (suplente).

CRONOGRAMA PARA ELEIÇÃO DO COLEGIADO - BIÊNIO 2022/2024

PERÍODO

ATIVIDADE

08 a 09/11/2022

MOBILIZAÇÃO

09/11/2022  

CONVOCAÇÃO PARA  ASSEMBLÉIA GERAL

11/11/2022

PUBLICAÇÃO DO EDITAL ELEITORAL

14 A 17/11/2022

INSCRIÇÃO DE CANDIDATURAS

18/11/2022

APRESENTAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO DAS CANDIDATURAS

21 A 23/11/2022

CAMPANHA ELEITORAL

29/11/2022

ELEIÇÃO

01/12/2022

POSSE


01 A 06/11/2022

ENCAMINHAMENTO PARA AS UNIDADES  REGIONAIS DE EDUCAÇÃO DOS  DOCUMENTOS E ATAS REFERENTES ÀS  ETAPAS DO PROCESSO DE ELEIÇÃO.

 


Nenhum comentário: