terça-feira, 20 de setembro de 2022

14/09/2022 - ESCOLA DO ESTADO CE HENRIQUE DE LA ROQUE PROMOVE EDUCAÇÃO INCLUSIVA ATRAVÉS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)

 A professora tutora, Sebastiana de Oliveira Silva Souza, realiza na escola o acompanhamento diferenciado de 5 alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE)


Na escola é onde ocorre a formação dos valores e padrões de comportamentos, assim, torna-se importante que os alunos, com necessidades especiais ou não, possam estar em contato com as diferenças para propiciar uma sociedade mais justa, onde a diversidade da condição humana seja respeitada. 

O desenvolvimento da criança com necessidades especiais depende fundamentalmente da estimulação precoce, do enriquecimento do ambiente no qual ela está inserida e do incentivo das pessoas que estão à sua volta. Sempre haverá possibilidades de desenvolvimento, mesmo que seja um processo demasiadamente longo. O indivíduo com necessidades especiais teria um estímulo maior com um tutor que supervisione de forma adequada o seu caso, já que a integração com a sociedade passa a ser mais fácil no ambiente escolar e com este benefício o aluno com necessidades educativas especiais teria um maior estímulo às atividades motoras e psíquicas.

Dentro do contexto da educação inclusiva, o CE Henrique de La Roque, tem como parceira da escola, a tutora professora Sebastiana de Oliveira Silva Souza, que cuida de 5 alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Observa-se que os profissionais da educação que auxiliam os alunos com necessidades especiais, acabam tendo suas atribuições destorcidas e passam a ter a função de babá, cuidador ou de técnico de enfermagem, sendo que os mesmos na maioria das vezes não possuem a formação adequada para essas funções. Neste aspecto, para que a inclusão ocorra de forma significativa, toda equipe escolar precisa estar atenta ao receber o aluno e o tutor. Esse trabalhará diretamente junto aos alunos em sala de aula e deve possuir uma formação adequada. Para possibilitar a aprendizagem aos alunos com NEE, deve-se utilizar o método de estímulos para buscar favorecer as suas próprias conquistas.

Por profº. Gilvan Alves

Nenhum comentário: